As franquias baratas são ótimas opções de investimento, apesar de ter um preço mais baixo, elas permitem um bom faturamento. O modelo de negócios de franquias é perfeito para quem quer empreender mas não quer criar um negócio do zero.

De acordo com o site Revendedor.com.br, existem franquias de diferentes setores e segmentos, por isso, é muito fácil encontrar oportunidades de negócios independente da área de atuação do empreendedor.

Não deixe de investir em um negócio de franquias! São diversas opções com baixo investimento.

Como funciona uma franquia 

As franquias funcionam de forma em que possuem um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços. O sistema funciona de modo em que é criado uma relação entre uma marca e o investidor, onde o empreendedor tem a autonomia para administrar sua unidade desde que respeite as diretrizes e orientações da empresa.

É um modelo de negócio que está cada vez mais comum, já que as pessoas que querem empreender  ou ampliar o seu negócio estão investindo. 

Quem pode ter uma franquia?

Qualquer pessoa pode ser dona de uma unidade de franquia. É um modelo super democrático que possibilita que empreendedores de todos os níveis sociais, econômicos, e de todas as regiões e diferentes perfis possam ser um franqueado.

Algumas marcas exigem alguns requisitos mínimos como escolaridade, tempo disponível para se dedicar ao negócio, entre outros detalhes, por isso, é necessário estar atento. 

O mercado de franquias é super amplo, e é possível encontrar diferentes requisitos, que podem se adequar a todos os tipos de empreendedores que estão em busca de ter o próprio negócio e que se interessam em saber como funciona o sistema de franquias.

Como funciona o processo de abrir uma franquia?

Ao adquirir uma franquia, é comum passar por algumas etapas, como:

  • Compra da franquia

Após decidir por investir em uma marca, você fará a compra da unidade de franquia com assinatura de contrato e o pagamento da taxa. 

  • Escolha do ponto comercial

A escolha do ponto comercial pode ser uma etapa um pouco demorada, e muitas vezes o franqueado contará com a ajuda do franqueador para isso.

  • Montagem do espaço

As unidades de uma franquia possuem uma padronização em seu ambiente e na forma de atendimento. A montagem do espaço seguirá o padrão da marca.

Além dessas etapas, você passará por diversas outras até que a inauguração seja realizada!