A saúde sexual é parte integrante da saúde, bem-estar e qualidade de vida como um todo. Para preservar uma vida sexual ativa e satisfatória, aqui estão algumas pequenas dicas.
1. Coma saudável.
A sexualidade é um reflexo do estado geral de saúde da pessoa. Para ter uma vida sexual ativa, cuide da sua nutrição. A alimentação saudável nutre o seu corpo e permite que ele seja o melhor em muitas situações, incluindo o sexo. Além disso, uma alimentação saudável (baixa em sódio e gorduras ruins, por exemplo) ajudará a combater certas doenças como hipertensão arterial e hipercolesterolemia, que podem estar associadas à disfunção erétil, afetando um em cada dois homens após os 40 anos de idade.
2. Evite fumar.
Fumar reduz a sua vitalidade, inclusive em um nível sexual. Além disso, o tabaco leva a um fenômeno que causa a constrição dos vasos sanguíneos em todo o corpo, inclusive nos genitais. Nos homens, esta redução no fluxo sanguíneo pode levar a dificuldade em ter ou manter uma ereção. Nas mulheres, esse fenômeno também ocorre nos genitais, o que leva a uma variedade de problemas, incluindo uma redução de lubrificação.
3. Mantenha um peso saudável.
Pessoas com sobrepeso ou obesas correm maior risco de hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes, condições médicas que podem ser prejudiciais para uma boa saúde sexual. A manutenção de um peso saudável contribui para prevenir doenças associadas à disfunção erétil e outros problemas sexuais. Além disso, sentir-se bem em seu próprio corpo pode ajudá-lo a desfrutar plenamente de sua própria sexualidade.
4. Limite seu consumo de álcool.
Seria fácil pensar que o consumo de álcool facilita os encontros sexuais, mas a verdade é bem diferente. Pesquisas revelaram que consumir grandes quantidades de álcool pode ter um impacto negativo nas capacidades sexuais masculinas e femininas. Pode, por exemplo, reduzir a capacidade do homem de ter e manter uma ereção. Altas doses de álcool também podem reduzir a capacidade de uma mulher se excitar sexualmente e ter um orgasmo.