No Brasil, o ensino superior é entendido como o meio para a mobilidade social. Mas a maioria das famílias brasileiras não pode se dar ao luxo de enviar seus filhos para instituições privadas, que têm mais capacidade de inscrição do que seus homólogos públicos. Como resultado, as pessoas pediram ao governo para desenvolver mecanismos para aumentar o acesso a instituições públicas de ensino superior e criar bolsas de estudo para instituições privadas (como é o caso do Prouni 2020)

Consequentemente, o governo federal brasileiro implementou uma série de políticas para atender quantitativa e qualitativamente as demandas por mais ensino superior. Estas iniciativas constituem uma nova era para o sector, que já não se expande apenas através do financiamento privado e está a tornar possível um maior financiamento público.

Expansão do Ensino Superior Privado

As instituições superiores privadas deram um importante contributo para a expansão do ensino superior no Brasil. A primeira grande mudança estrutural ocorreu em 1968, quando, através da Lei 5540, o sistema de ensino superior foi reformado.

Entre 1968 e 1970, o número de estabelecimentos de ensino superior duplicou. No entanto, a reforma abriu a porta a mais instituições privadas, que cresceram sem grande regulamentação.

No final da década de 1970, o governo Brasileiro parado, que autoriza a criação de novas instituições privadas até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996.

O LDB proporcionou o ambiente para outra expansão do Ensino Superior Privado, resultando em um novo crescimento acelerado. De acordo com Valdemar Sguissardi e Nelson C Amaral, em um curto período de tempo, as instituições privadas foram capazes de oferecer mais de dois terços dos lugares disponíveis na Universidade.

A análise de todos os indicadores fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira, ou INEP, mostra que o setor privado cresceu de 151,6% entre 1996 e 2004 no Brasil.

O aumento inesperado das instituições e do número de lugares gerou uma elevada concorrência para os estudantes e vários desafios no sector, tais como elevadas taxas de abandono escolar e lugares não preenchidos. Neste momento, o governo brasileiro interveio aumentando o financiamento público para o ensino superior, que foi distribuído através de várias políticas públicas.