Se bem que pedir emprestado não é a melhor opção para manter suas finanças em bom estado, pode ser um recurso viável, quando você tem algum “problema” e conta com um plano para pagar pontualmente, sem excede-te.

Porém, conseguir um empréstimo no banco pode ser um desafio, especialmente quando não se conta com um histórico de crédito ou é a primeira vez que você pedir um.

Diante disso, vale a pena tomar em conta que existem outros meios, para a obtenção de créditos de uma forma segura e simples, como o Instituto do Fundo Nacional para o Consumo dos Trabalhadores. Você também pode apostar no investimento do Tesouro Direto, disponíveis por bancos como o Banco do Brasil, Itaú, Santander e outras instituições.

No caso do Banco do Brasil, esta é uma instituição financeira do governo federal. Seu objetivo principal é oferecer créditos baratos e acessíveis para os trabalhadores formais do país, tanto do setor público quanto da iniciativa privada.

O valor do empréstimo depende de seu salário e o pagamento é descontado via folha de pagamento.

Vantagens

  • Você tem a liberdade de escolher no que quer ocupar o empréstimo; é dizer, que no momento de candidatar-não é necessário dizer para que o vai usar.
  • Suas taxas de juros anuais tendem a ser mais baixas do que a média, em comparação com créditos pessoais ou de folha de pagamento que oferecem os bancos (conheça as taxas do Infonacot aqui).
  • Você não precisa contar com algum tipo de caução ou fiador.
  • A garantia para o empréstimo é o seu emprego.
  • Existem muitos estabelecimentos que têm acordo de compra com este tipo de créditos.
  • Os pagamentos são descontadas automaticamente de sua folha de pagamento.
  • Você pode combinar sua linha de crédito com a de algum familiar para poder adquirir o que deseja.
    Pode ser obtido através de um cartão de crédito ou em dinheiro que é transferido para uma conta bancária de sua escolha.

Requisitos

Você deve ser maior de 18 anos, com mais de um ano de idade em seu trabalho atual e a empresa para a qual trabalha deve ser afiliada ao sistema de crédito Infonacot.

Você pode consultar online (aqui), se a empresa para a qual trabalha está afiliada ao instituto.