As transformações físicas que seu corpo sofre com a idade também têm uma grande influência em sua sexualidade. O declínio dos níveis hormonais e as alterações no funcionamento neurológico e circulatório podem levar a problemas sexuais, como disfunção erétil ou dor vaginal.

Tais mudanças físicas geralmente significam que a intensidade do sexo juvenil pode dar lugar a respostas mais moderadas durante a vida média e posterior. Mas os subprodutos emocionais da maturidade – aumento da confiança, melhores habilidades de comunicação e menores inibições – podem ajudar a criar uma experiência sexual mais rica, mais sutil e, finalmente, satisfatória.

No entanto, muitas pessoas não conseguem perceber todo o potencial do sexo na vida adulta. Compreendendo os elementos físicos e emocionais cruciais subjacentes ao sexo satisfatório, você pode navegar melhor pelos problemas que surgirem.

Tratar problemas sexuais é mais fácil agora do que nunca. Medicamentos revolucionários e terapeutas sexuais profissionais estão lá, se você precisar deles. Mas você pode resolver pequenos problemas sexuais fazendo alguns ajustes no estilo de fazer amor. Aqui estão algumas coisas que você pode experimentar em casa.

Use lubrificação

Muitas vezes, a secura vaginal que começa na perimenopausa pode ser facilmente corrigida com líquidos lubrificantes e géis. Use-as livremente para evitar sexo doloroso – um problema que pode causar uma sensação de repulsa na libido e tensões crescentes nos relacionamentos. Quando os lubrificantes não funcionarem, discuta outras opções com o seu médico.

Tente posições diferentes

Desenvolver um repertório de diferentes posições sexuais não apenas acrescenta interesse ao ato sexual, mas também pode ajudar a superar problemas. Por exemplo, o aumento da estimulação para o ponto G que ocorre quando um homem entra em sua parceira por trás, o que pode ajudar a mulher a atingir o orgasmo.

Tente relaxar

Faça algo calmante antes de fazer sexo, como jogar um jogo ou sair para um bom jantar. Ou tente técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração profunda ou yoga.