É muito comum ouvirmos diversas histórias diferentes sobre os motivos da queda de cabelo. Esse problema está cada vez mais comum em nossa sociedade, por isso, ouvir algumas afirmações é, até certo ponto, comum. Porém, a grande maioria daquilo que é dito por aí não passa de afirmações sem embasamento, caindo no grupo dos mitos sobre queda de cabelo. Escolhemos uma questão que é muito discutida quando o assunto é queda de cabelo – o banho. Vale afirmar que, o profissional mais indicado para lhe passar informações mais concretas sobre o seu problema é o médico dermatologista, por isso, procure um profissional, pois caso aja um problema, ele saberá indicar um bom tratamento para a queda dos fios! Veja abaixo algumas questões:

Muitas pessoas acreditam que lavar os cabelos todos os dias é um dos principais fatores para desencadear a queda dos fios. Porém, essa afirmação está no grupo dos grandes mitos sobre a queda de cabelo.

Afirmar que a lavagem diária é responsável pela queda dos fios é muito comum devido a quantidade de cabelo que cai a cada lavagem. Porém, esses cabelos que ficam presos na mão, ou espalhados pelo chão, após a lavagem, nada mais é do que aqueles fios que normalmente caem durante o dia. É importante lembrar que existe uma quantidade aceitável de queda diária.

Outra dúvida comum é sobre os shampoos utilizados durante o banho. Muitas pessoas costumam creditar a esses produtos a responsabilidade pela queda dos cabelos. Porém, as substâncias utilizadas pelos shampoos não desencadeiam a queda e nem o enfraquecimento dos fios.

Além das questões levantadas acima, é mito dizer que lavar os cabelos com água quente é prejudicial. A temperatura da água em nada interfere na saúde do cabelo. Uma dica importante é válida para aqueles que sofrem com caspas – nesse caso, evite banhos quentes, pois, a temperatura da água, pode desencadear diversos fatores que dificultam o tratamento contra esse problema.

Outra questão que não é preocupante é o cabelo molhado. Muito se diz sobre os quanto é prejudicial para o cabelo quando ele é mantido molhado. Porém, quando a questão é a queda dos fios, em nada interfere o fato do cabelo permanecer molhado após o banho. Então, caso você prefira não seca-lo com toalha ou secador, fique tranquila, pois não será prejudicial.

Esses são alguns dos principais mitos sobre a queda de cabelo que ouvimos pelas ruas. Fique tranquilo (a) quanto a saúde dos fios capilares caso você passe por algumas dessas questões no seu dia-a-dia. Mas é claro que, se você notar uma queda mais acentuada, um médico dermatologista deve ser procurando. E não deixe essa queda se prolongar, pois caso exista algum problema, um tratamento adequado desde o início, pode ser a grande solução contra a queda de cabelo.

One thought on “Mitos sobre a Queda de Cabelo – A lavagem dos fios”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *