Um dos produtos com o qual mais devemos ter cuidado na manutenção é o colchão, já que passamos quase um terço da nossa vida em cima dele. E, além de bem cuidado, ele deve ser trocado quando chegar à plenitude de sua vida útil, que geralmente dura dez anos. É possível repor colchões bons com outros tão bons quanto, mas a busca demanda uma pesquisa minuciosa de marcas, preços e modelos que pode dar um certo trabalho ao consumidor.
Por conta disso muita gente acaba optando por comprar o colchão novo da forma mais prática que existe nos dias atuais: pela internet. A pessoa acessa o site da empresa fornecedora, faz o pedido, paga com cartão de crédito e recebe um prazo para a entrega do produto, que pode variar dependendo da situação do estoque. Ainda que seja muito prático, alguns cuidados devem ser tomados na hora de efetivar essa transação – e não estamos falando, aqui, nos cuidados gerais das compras de internet. São dicas básicas para comprar exatamente o colchão certo e não ter perigo de se arrepender depois.
Além da descrição completa e detalhada do modelo é preciso que as ofertas de colchões tragam, também, a densidade de cada um. Densidade do colchão é a relação entre a estrutura do colchão e o peso e altura de quem vai usá-lo durante os anos, e essa informação pode ajudar a fazer com que a mercadoria dure até mais do que o previsto. O consumidor também deve ficar atendo às medidas do colchão, já que ele não vai estar vendo o produto realmente, apenas por foto, e pode ser que isso seja um problema na hora de montar a mercadoria em casa.
Outra informação que deve conter nas propagandas online de colchão é se a empresa fornecedora monta a mercadoria na casa do comprador ou se é preciso pagar algum outro valor por isso. Se for cama box, dependendo do peso, tamanho e quantidade a mais a se pagar, é mais usual que o próprio comprador monte a mercadoria, já que não tem mistério. Por fim, muito cuidado quanto ao prazo de entrega do produto: verifique e guarde a informação da quantidade de dias que cada empresa vai precisar para entregar seu colchão novo e, em caso de atraso, procure as entidades de defesa do consumidor da sua cidade. É bom lembrar também que em compras pela internet o prazo de “arrependimento”, ou seja, de troca do produto sem defeitos é de sete dias após a data da entrega, segundo o Código de Defesa do Consumidor.