Tenho pensado muito sobre polegares ultimamente.
Porquê, pode estar se perguntando? Simples: sempre que eu assisto estranhos desavisados usando seus telefones em público (não é tão assustador como parece, eu juro), eu não posso deixar de notar quantas pessoas dependem apenas de seus polegares para digitar na tela.
Eu? Nunca fui um datilógrafo de dois dedos. Também não sou um swiper a tempo inteiro, que é outro tipo comum de datilógrafo móvel que se vê na natureza nos dias de hoje.
Mais do que tudo, o que aprendi ao observar os hábitos de uso de smartphones de outras pessoas é que não existe uma maneira universal “certa” de digitar um smartphone. Há vários estilos distintos, e o que é mais natural para uma pessoa vai sentir-se incrivelmente estranho para a próxima. Como tantas coisas, em última análise resume-se à preferência pessoal.
Não importa como você gosta de digitar, no entanto, uma verdade universal se aplica: você pode economizar tempo e tornar a entrada de texto mais fácil, aprendendo todos os atalhos que o seu teclado na tela tem para oferecer. E se você está usando o excelente Gboard do Google-o teclado padrão de “estoque” para Android — não há escassez de possibilidades úteis espreitando silenciosamente sob a superfície.
Para além das funcionalidades avançadas, como a pesquisa na internet no teclado e a tradução da linguagem em tempo real (Toque no símbolo maior do que ou no ícone do Google no canto superior esquerdo do teclado, se ainda não tiver encontrado essas coisas), o Gboard tem um punhado de atalhos escondidos para poupar tempo. E se você é tipicamente um batedor, um swiper, o uso de dois polegares, ou qualquer coisa no meio, eles podem fazer um longo caminho para tornar sua digitação móvel mais eficiente.
Alguma vez se viu no meio de digitar um e-mail ou mensagem e, em seguida, perceber que você precisa adicionar ou mudar algo vários personagens de volta? Todos nós estivemos lá-e tentando obter esse minúsculo cursor na tela exatamente onde você quer que ele pode conduzir até mesmo a pessoa mais paciente positivamente louco.
O Gboard tem uma resposta: basta tocar o dedo na barra de espaço, e — sem levantá — la-deslize-a para a esquerda ou para a direita. Isso irá mover o cursor em conformidade e deixá-lo colocá-lo onde for necessário.