Parece um enigma que tão pouca atenção e valor é colocado no significado de um nome. Normalmente, faz-se questão de perguntar a cada pessoa que conheço o seu nome. Nove em cada dez vezes, eles fazem um olhar Sem Noção e dizem algo como, “bem, Eu não sei.”Outra resposta comum é:” certamente você já leu o o significado do seu nome uma vez, certo?.
Historicamente, os nomes têm servido como uma impressão digital da nossa identidade. Durante séculos os primeiros romanos tiveram apenas um nome, um nome próprio ou “praenomen”. Mais tarde, três nomes (tria nomina) foram dados.
O “nomen” ou nome do meio designou a gens ou clã. O último nome chamado “cognomen” designou a família. A prática de adicionar um quarto nome, o “agnomen”, era comemorar o indivíduo para alguma realização. Quando o Império Romano declinou, os nomes de família tornaram-se confusos e os nomes individuais mais uma vez tornaram-se personalizados.
Durante a Idade Média, as pessoas eram referidas por um único nome e gradualmente o costume de adicionar outro nome era uma maneira de distinguir um do outro. No século XII, o uso de um segundo nome tinha se tornado generalizado.
Qual é o poder de um nome
Não só as sílabas do seu nome têm uma ressonância de som que é poderoso para a orelha, mas também o seu nome tem um significado que o define. Embora o seu apelido mencione a hereditariedade, o seu nome próprio é o carimbo da sua identidade pessoal. Há um tesouro em teu nome e esse tesouro é o seu significado.
Tomemos como exemplo o significado do nome Gabriel, por exemplo, sabe-se que existem várias origens etimológicas (bíblicas ou do hebraico), contudo, por essa palavra já ter sido associada na nossa mente com algumas características fisiológicas e de personalidade – como o anjo de Deus, por exemplo, já olhamos para aquela pessoa desconhecida com um julgamento. É daí que parte o costume de olhar para alguém e dizer: “nossa, você não tem cara de Gabriel”. Certamente isso já devem ter acontecido com você em algum momento da vida, certo? Pois bem.
O Significado de seu nome pode mencionar atributos inatos e qualidades que você está destinado a tirar de sua personalidade, bem como oferecer pistas para a sua natureza e seu destino.1 Seu nome pode descrevê-lo como” campo fértil”, como com Sharon;” dotado de canção”, como com Aaralyn; ou declarar-lhe o” leão de Deus”, como com Ariel. O seu nome significa reverberar quem você é ou está destinado a ser.
Podes perguntar – te o que possuiu a tua mãe e o teu pai para escolherem o nome que fizeram. Infelizmente, muitos pais reciclam nomes para homenagear alguém, como um avô ou avó, em vez de sintonizar como minha mãe fez para honrar a criança com o nome de sua alma.