CleanMaster é uma das ferramentas mais populares de limpeza de lixo e otimização de sistema para o Android, com tudo desde o controle de notificação de aplicativos de mídia social para um scrubber WhatsApp dedicado. Apesar de 43 milhões de comentários sobre a Loja de jogos do Google— a maioria dos quais são positivos-o júri está muito fora sobre se aplicativos de otimização como a ajuda CleanMaster ou desempenho do sistema de danos. Embora as ferramentas de limpeza podem libertar espaço valioso, eles também podem drenar a vida útil da bateria e impedir o desempenho do sistema. Para ver se o CleanMaster é benéfico, pesquisei o seu extenso conjunto de características para descobrir a verdade por trás da propaganda.

Seguranca

O CleanMaster contém uma ferramenta antivírus que pode ser lançada clicando no botão antivírus na tela inicial. O programa executa um utilitário de “Scanning de segurança” em menos de dez segundos. Embora eu fosse capaz de ver o que o scan estava fazendo (“checking for malicious apps” e “checking for vulnerabilities” flashed on my screen), eu não recebi nenhum tipo de relatório sobre quais diretórios e aplicativos tinham sido investigados. Também fui incapaz de mudar o tipo de scan.

O Antivírus impressionou um pouco mais com os seus lembretes sobre as atualizações necessárias. A frequência de atualização pode ser definida diariamente, a cada três dias, ou a cada cinco dias, e o programa exibe a versão que o aplicativo está usando atualmente.

Então, quão eficaz é o componente antivírus? Sem muito no caminho dos troncos, é difícil saber. No entanto, a CleanMaster já recebeu o prestigiado prêmio de Melhor Produto antivírus Android. Instalei a aplicação “vírus teste” da Itus Mobile Security,que instala o vírus teste EICAR. CleanMaster sinalizou o pedaço de teste de malware em segundos, embora ele não alertou sobre algumas coisas que eu tinha deliberadamente instalado, habilitando Fontes desconhecidas nas configurações de segurança. Embora isso não seja o que muitos usuários de energia prefeririam, ele digitaliza automaticamente aplicativos recém-instalados e é rápido para sinalizar quaisquer potenciais fontes de perigo.

Recurso

CleanMaster é muito mais do que apenas uma ferramenta antivírus, no entanto. Na verdade, a maioria de suas funcionalidades estão sob o cabeçalho “system optimization”. Aqui estão algumas de suas características destacáveis.

Sistema De Streamlines De Limpeza De Ficheiros Lixo

Limpador de arquivos lixo do CleanMaster é projetado para liberar tanto espaço em seu dispositivo quanto é seguro. A ferramenta precisa de permissão para ver e excluir arquivos do sistema, mas o CleanMaster faz um trabalho excepcionalmente completo em encontrar arquivos e pastas que podem ser apagados. Na minha primeira execução, o programa identificou 3,45 GB de arquivos que ele pensou que eu poderia viver sem—potencialmente uma enorme poupança de capacidade de disco.

Felizmente, ao contrário do programa antivírus, o junk file cleaner fornece amplo detalhe quanto aos arquivos que ele sinalizou para a remoção. Dentro da categoria de cache do sistema, por exemplo, eu fui capaz de ver o tamanho do cache descartável por cada aplicativo instalado e até mesmo escolheu limpá-los um por um. Isso oferece grande flexibilidade para os usuários que podem estar preocupados com a remoção de informações de configuração importantes, como arquivos de configuração WhatsApp.

Além de cache lixo, CleanMaster também faz um excelente trabalho na detecção e remoção de arquivos lixo residual. Estes são os arquivos de configuração e configuração que os programas previamente instalados deixaram para trás mesmo depois de desinstalá-los. Eu faço um monte de testes de app no meu dispositivo Android principal, então não fiquei surpreso ao ver que um número destes—incluindo 360 Segurança—tinha deixado arquivos no seu rastro.

A maioria dos arquivos junk eram o que ele chamou de “arquivos APK obsoletos.”Android Package Kits (APKs) são usados para distribuir e instalar programas Android, como .instaladores exe no Windows. Enquanto APKs deitado em torno de um sistema de arquivos poderia ser instaladores de pacotes não oficiais que o Usuário se esqueceu de Excluir, no meu caso estes eram arquivos que o meu aplicativo de backup e restauração tinha criado intencionalmente. Felizmente, percebi isso a tempo e escolhi não apagá-los.

Além do scanner básico de arquivos de lixo, há um scanner de lixo poderoso que promete sinalizar ainda mais arquivos para remoção. Isso requer habilitar o acesso para CleanMaster, mas não adicionou nenhum tempo para o processo de digitalização de lixo. Usando o scanner poderoso encontrou um 500MB adicional de arquivos para remoção. Isso incluiu as memórias do sistema de alguns aplicativos que eu uso para o transporte e gerenciamento de chamadas. Eu apreciei o fato de que era possível clicar em cada programa e adicioná-lo a uma “lista de ignorar” de modo que não seria removido se eu pressionasse o botão “lixo limpo”.

De Limpeza De Ficheiros Lixo

Tentativas de aumento de telefone para melhorar o estado operacional
Além de remover arquivos que já não são necessários, o CleanMaster oferece aos usuários a opção de impulsionar o estado operacional atual do telefone, fechando processos desnecessários rodando em segundo plano.

Os usuários de Smartphone estão acostumados a clicar em muitos aplicativos, mas muitas vezes se esquecem de fechá-los quando terminados. O resultado pode ser um grande número de processos rodando em segundo plano e reduzir drasticamente o desempenho do dispositivo.Fiquei surpreso ao saber que eu estava executando 36 aplicativos durante o processo de teste—apenas uma fração deles era visível para mim, usando o botão de hardware do seletor de aplicativos no meu aparelho. Entre aqueles que ocupam quantidades substanciais de memória estavam o aplicativo de transporte que eu não usava desde a manhã, o Google Maps, e uma série de ferramentas de comunicação seguras de ponta a ponta, incluindo sinal e Biocoded, que precisam estar constantemente correndo para receber chamadas.

O sistema tentou desligar automaticamente as aplicações que ele pensou que não deveriam ser forçadas a sair do fundo. Apesar de ter feito algumas suposições precisas (incluindo deseleccionar o filtro de Luz Azul Crepúsculo, que precisa ser executado continuamente), outros ficaram horrivelmente errados. Entre aqueles que o sistema queria fechar automaticamente estavam meu aplicativo de controle home inteligente, Pushbullet, AirDroid, uma ferramenta de controle Sim dual, as ferramentas de comunicação e FolderSync Pro—uma ferramenta que eu uso para sincronizar automaticamente pastas locais com o meu armazenamento em nuvem.

O resultado de forçar todos esses aplicativos de o fundo poderia ter sido muito calamitosa importante de transferência de arquivo não teria tido lugar, o meu condicionador de ar não teria activada, as chamadas poderiam ter sido perdidas, e eu não teria recebido qualquer PushBullet notificações que eu frequência de envio do meu ambiente de trabalho. Se você vai usar um junk cleaner, inspecionar manualmente todas as alterações propostas e não excluir arquivos essenciais ou fechar processos de fundo necessários.

 Evita o sobreaquecimento da CPU

Manter muitos aplicativos ou processos de fundo abertos pode colocar uma tensão na CPU de um smartphone e resultar em superaquecimento. Isto, por sua vez, pode reduzir significativamente o tempo de vida da CPU, degradar baterias de iões de lítio, e-em casos extremos—tornar o dispositivo inoperável.

O Android contém algumas características embutidas para evitar isso, incluindo o estrangulamento de voltagem e recursos se detectar a CPU está superaquecendo, mas o CleanMaster torna o processo mais transparente para o usuário. Um ícone do termómetro visual mostra se a temperatura da CPU está dentro dos limites normais(caso em que o termómetro é colocado contra um fundo azul) ou sobreaquecimento (caso em que é colocado contra o vermelho e as notificações são disparadas).

Embora o recurso seja intuitivo e bem projetado, eu não podia ver uma diferença entre a estratégia de cool-down proposta do aplicativo (fechando aplicativos em execução) e o que o sistema sugeriu fazer no menu impulso do telefone. Dado o fato de que a ferramenta de impulso do telefone também produz a temperatura do CPU, eu tendem a pensar que há uma enorme sobreposição entre estas duas características.

 

Utilização anormal da RAM do pavilhão

A concessão de acesso abre mais uma ferramenta de otimização: detectar a utilização anormal da RAM. Este monitor despoleta quando um aplicativo está usando mais do que um certo nível de RAM, o que iria abrandar os recursos e poderia ser indicativo de malware. Este alerta não desencadeou durante a minha avaliação, mas se funcionar como indicado, pode ser um bom impulsionador de desempenho e uma maneira de evitar vírus.

O Limpador WhatsApp Liberta Espaço Sem Apagar Memórias Pessoais

Mais de um bilhão de pessoas usam WhatsApp todos os dias e CleanMaster considerou-o digno de seu próprio utilitário de limpeza dentro do aplicativo. O conteúdo do WhatsApp cleaner flags na memória WhatsApp de acordo com o tipo de arquivo. Eu era capaz de rever imagens, mensagens de vídeo (que estavam ocupando 340MB de espaço), e mensagens de voz e até mesmo inspecionar os arquivos dentro de cada categoria. Eu apreciei que a Ferramenta de limpeza WhatsApp forneceu uma avaria tão clara antes de apagar coisas que possam ser especiais.

Outros Utilitários

CleanMaster também inclui um scanner de cartão SD. Estes cartões podem ser carregados com vírus ou rootkits de dispositivos de desktop, por isso é excelente que o CleanMaster incluiu uma ferramenta dedicada para isso.
Uma ferramenta de segurança de mensagens protege a privacidade do Usuário, escondendo o conteúdo das mensagens de notificações de serviços de mensagens, como o Facebook Messenger e WhatsApp. Esta é uma boa característica, mas duplica uma grande quantidade de funcionalidade encontrada nas Ferramentas de gerenciamento de notificação de estoque.
A ferramenta CM AppLock verifica seus sistemas para aplicativos que você deseja proteger com um código PIN ou padrão de desbloqueio. Isto pode ser usado em conjunto com as configurações primárias de segurança do seu dispositivo ou independentemente dele. De qualquer forma, ele fornece aos usuários a garantia de que mesmo que eles deixem seu dispositivo bloqueado exposto, programas críticos contendo informações potencialmente sensíveis ainda podem ser bloqueados.